Aprendizagem – fenômeno

Letra Cursiva

Letra Cursiva

O processo cognitivo associado à aprendizagem desencadeia o fenômeno da compreensão pela experiência (ou experimentação), que não pode ser substituído pela repetição sistemática.

Aquele que decora o texto para repetir durante o exame escrito não desencadeou o fenômeno da incorporação (ou internalização) do conhecimento. A incorporação só se dá quando o fato concreto que ela representa pode ser associado com outro saber já consolidado. Por exemplo, não é possível ler uma palavra sem antes saber o significado dos símbolos (letras) e associá-las a um fato concreto (que possa ser experimentado no mundo real).

Falha em aprender um novo assunto quem pressupõe conhecer conceitos fundantes através de associações metafóricas. Isso não funcionará, pois as metáforas são diferentemente interpretadas por cada pessoa de acordo com suas próprias experiências. Por exemplo, tentar aprender a técnica da multiplicação de números inteiros positivos sem conhecer o conceito de adição e subtração de inteiros e este sem associar o símbolo dos numerais arábicos às suas quantidades no mundo real.

Escrevendo

Escrevendo

A experimentação, portanto prática, torna tangível ao intelecto o significado do conceito aplicado à resolução de uma situação problema. Por exemplo, preciso equilibrar o saldo da conta banco mantendo o fluxo físico dos pagamentos equivalente ao fluxo dos recebimentos para que o saldo fique sempre maior que zero em cada dia útil até o final do mês. O conceito associado a cada procedimento que será executado para atingir esse objetivo é imprescindível, ou a pessoa não saberá por onde começar.

Aprendendo a escrever

Aprendendo a escrever

Ao exercer uma atividade laboral assistida por um profissional experiente, o aprendiz tem a oportunidade de vivenciar os conceitos na prática e associará a eles os significados próprios. Só assim consolidará o saber.

Como geralmente você estuda para uma prova?

Resultado Parcial

Loading ... Loading ...

Obrigado por ter lido! Se você considerou esse conteúdo útil para você, peço seu apoio para divulgar este site para sua rede de contatos e aproveite e dá um curtir em minha página no facebook. Pode também assinar minha newsletter para receber em seu e-mail os novos artigos que eu publicar.