Potencial: Eu também tenho algum?

Energia potencial

Energia potencial

O termo potencial aplicado à condição humana foi emprestado da física. Naquela ciência energia potencial é a quantidade de energia “represada” que se transformará, por exemplo, em energia cinética, como na flecha que repousa sob a tensão do arco.

Ao ser utilizada no foro da capacidade humana a palavra “potencial” ganha contornos metafóricos associados à condição que o indivíduo possui de aplicar sua energia (invariavelmente associada à motivação e ao desejo) em prol de realizar, porém esta “capacidade” ainda não foi liberada.

O motivo desta capacidade não ter sido liberada pode ser:
a) o simples desconhecimento de que ela existe;
b) o medo de não conseguir controlá-la canalizando para o melhor objetivo o que poderá prejudicar a si e aos outros;
c) as condições adequadas para sua liberação ainda não se estabeleceram, maturidade por exemplo;
d) a pessoa não quer, porque lhe falta energia para isto.

Potencial

Potencial

Seja na vida profissional, seja no foro íntimo, o potencial das pessoas pode encontrar-se ofuscado por anseios gerados no desejo de consumo, posse ou conquista que as faz desviar suas energias para uma direção diferente daquela que tem aderência ao seu verdadeiro talento.

Para conhecer e reconhecer seu potencial é necessário a compreensão do que o faz diferente como pessoa e consequentemente como profissional. A beleza que há no fato de cada indivíduo ser único é o que faz a descoberta do potencial não possuir uma fórmula, receita ou método padronizado. Em cada pessoa isto se dará (e se manifestará) de uma forma diferente, porém todas começam pela compreensão dos fundamentos sobre o que é potencial e segue com o autoconhecimento.

UNESCO

UNESCO

No Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, publicado em 1996, conhecido por Relatório Jacques Delors, o aprendizado foi organizado em quatro fundamentos e um deles é o Aprender a Ser, ou seja, desenvolver maior compreensão sobre si mesmo.

As nações por todo o mundo estão direcionando seus esforços para formar sua população nesta direção porque entendem que um dos pilares da educação é o autoconhecimento necessário para a descoberta do potencial individual de seus habitantes. É da aplicação do melhor de cada indivíduo que se construirá uma coletividade prospera, consistência e duradoura formada de pessoas que aplicam na plenitude o seu melhor.

No seu trabalho, como você percebe que as pessoas avaliam seu potencial?

Resultado Parcial

Loading ... Loading ...

Obrigado por ter lido! Se você considerou esse conteúdo útil para você, peço seu apoio para divulgar este site para sua rede de contatos e aproveite e dá um curtir em minha página no facebook. Pode também assinar minha newsletter para receber em seu e-mail os novos artigos que eu publicar.