Governança Corporativa: Conceitos, fundamentos, técnicas e referências

Arranjo Decisório

Arranjo Decisório

RESUMO:
A prerrogativa dada a uma pessoa ou grupo de pessoas para tomar decisões é conhecida como processo de governança. O direito decisório, responsabilidades a ele associados e comportamentos desejáveis são conhecidos como  ‘arranjos decisórios‘ e formam as estruturas de tomada de decisão.

Quem toma a decisão (individualmente ou em comitês) precisa estar aparelhado para que ela seja acertada e produza o efeito desejado e para isso é necessário:

  • Ter acesso rápido a informações fidedignas;
  • Garantir a presença da figura de liderança;
  • Saber administrar o insight próprio e do grupo;
  • Conhecer as boas práticas que apoiam o processo decisório;
  • Saber conduzir reuniões produtivas;
  • Ter habilidade para administrar conflitos internos e externos;

PÚBLICO:
Universitários, acadêmicos de todas as áreas de conhecimento
e profissionais que estejam em busca de conhecer os fundamentos que norteiam os processos decisórios e como participar com segurança quando precisar tomar decisões.

PALESTRANTE:
Prof. Marcus Garcia de Almeida
Pedagogo; Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação; Escritor; Especialista em Gestão do Conhecimento; Doutorando em Tecnologia.

DURAÇÃO APROXIMADA DA PALESTRA:
60 min + 20 min para perguntas/debate.

ASSUNTO:
O processo de tomada de decisão (individualmente ou de forma colegiada) é muito complexo e exige níveis elevados de raciocínio lógico e empírico e capacidade diferenciada para interpretar informações que por vezes se apresentam incompletas, distorcidas, estão indisponíveis ou simplesmente não existem. Como fazer? Tirar a sorte ou adiar a decisão? Essas e outras questões serão estimuladas e debatidas neste desafiador workshop.


Obrigado por ter lido! Se você considerou esse conteúdo útil para você, peço seu apoio para divulgar este site para sua rede de contatos e aproveite e dá um curtir em minha página no facebook. Pode também assinar minha newsletter para receber em seu e-mail os novos artigos que eu publicar.